Bürgeramt
Essa é uma das documentações que tive que fazer quando cheguei aqui: visitar o Burgeramt e me registrar na cidade. Por sorte temos uma "mentora" aqui em Berlim da Freie Universität que tem nos prestado MUITA ajuda. Ela que nos levou até o Bürgeramt.
O processo é muito simples. Não é necessário agendar um horário, mas é preferível, assim você não tem que ficar horas esperando para ser atendido.
O registro é bem simples. Você entra no site http://www.berlin.de/buergeramt/ e escolhe qual é o mais próximo de você. O passo seguinte é escolher qual serviço você quer realizar no Bürgeramt e então escolhe a data. Fornece um nome e email. Logo você recebe sua senha. Quando chegar no Bürgeramt vão chamar essa senha via painel e lá você irá responder algumas perguntas bem simples, de cadastro mesmo. Tenha consigo o passaporte e o contrato - ou um comprovante - de onde você está morando!
O processo não dura nem 30 minutos!
Sou uma moradora alemã oficialmente!
BancoAlguns dias depois de ter ido ao Bürgeramt, a Birthe - moça que tem nos ajudado - nos levou para abrir uma conta universitária num banco que tem convênio com a uni. Precisamos apenas do nosso passaorte, do registro do Bürgeramt e da carta de concessão de bolsa que a CAPES nos deu. Também foi uma visita muito tranquila. Agora tenho uma conta alemã no Commerzbank! Com direito a tudo sem ser tarifada (exceto, claro, transações internacionais).
Acho que disso é só!
Celular
Sobre celular: trouxe o meu do Brasil e tem funcionado muito bem aqui!
Tenho um número aqui - SEM CONTRATO - da O² que me da direito a 100 minutos entre O², mensagens ilimitadas, internet de "alta velocidade" por 200mb e depois ilimitado numa velocidade reduzida. Tudo isso por 9,99 euros!
É um plano que tem funcionado pra mim e foi muito simples conseguir. Entrei numa loja de eletrônicos (Saturn) e vi na prateleira um monte de chips. Escolhi um que tivesse "Smartphone" ou algo assim na frente e comprei. Custou 10 euros. Quando cheguei em casa, acessei a internet e registrei meu nome, email e onde morava para poder desbloquear o chip. E TA-DAH! Está funcionando!
EDIT
Me fizeram uma pergunta interessante sobre como funciona essa "mensalidade" no meu plano - SEM CONTRATO! xD
Me perguntaram se na hora de cadastrar os meus dados eu também cadastrei uma conta para que eles debitassem esses 9,99 por mês. A resposta é: não!
Mas então, como funciona?
Essa "mensalidade" é debitada dos créditos que tenho no número de celular. Os créditos podem ser comprados de diversas formas: por transferência bancária, cartões em supermercado ou então em tabacarias. É sempre muito fácil de encontrar crédito.
Se no final do período de um mês que eu tinha eu não tiver 9,99 euros de crédito, eu não vou ter acesso aos meus bônus e benefícios do plano :)
Um beijo povo!

0 comments:
Post a Comment